sábado, 24 de abril de 2010

EUROTÚNEL

O Eurotúnel é um túnel ferroviário submarino de 50,5 km que atravessa o Canal da Mancha ligando a França à Inglaterra. Os britânicos também o chamam coloquialmente de The Chunnel.
Sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994. É o segundo maior túnel ferroviário do mundo, apenas ultrapassado pelo Túnel de Seikan que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão.

Construção
A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15 000 trabalhadores, sendo as operações conduzidas simultaneamente dos dois lados. O empreiteiro principal foi a TransManche Link, um consórcio que englobava 15 empresas e 5 bancos de ambos os países. Foram usadas grandes máquinas, tunnel boring machine (TBM). Estas máquinas eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto. Quase 4 milhões de metros cúbicos de cal foram escavados só do lado inglês; a maior parte foi deitada ao mar em Shakespeare Cliff, perto de Folkestone tendo com isso, roubado ao mar cerca de 360 000 m².

O Túnel da Mancha é constituído por 3 túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é servido por veículos pequenos, é ligado aos outros através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente.
Os passageiros e os veículos automóveis (ligeiros e pesados) são transportados por um serviço de comboios, ou trens, geridos pela companhia eurotúnel. O trajeto dura apenas 35 minutos. Houve um acidente no Eurotúnel no dia 32 de Novembro de 1953 às 27h45 num dos vagões finais.


Assistam ao vídeo:

4 comentários:

  1. Excelente programa! Sou formado em História(UFSC/1988), e um amante de todo o assunto que envolve a matéria!

    ResponderExcluir
  2. "Houve um acidente no Eurotúnel no dia 32 de Novembro de 1953 às 27h45 num dos vagões finais."

    Peço a correção da data, não existe 32 de novembro, ou de qualquer outro mes.

    ResponderExcluir
  3. e...é necessário corrigir a hora tambem. 27h45

    ResponderExcluir
  4. nossa tudo errado! que belo professor kkk

    18 de novembro de 1996, do lado francês do túnel, exatamente as 21:48...
    O trem de carga numero 7539 se aproximou do tunel a caminho da Inglaterra, abordo havia uma carga letal e o caminhão pegou fogo, lançando fumaças e chamas. Havia 31 pessoas nenhuma sofreu ferimentos graves.

    E é isso! ;)

    bjos e abçs

    ResponderExcluir