quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Brasil Imperial

(Coroação de Dom Pedro, Imperador do Brasil)

A proclamação da independência garantiu, de um lado, a autonomia brasileira em relação a Portugal, inviabilizando a recolonização que ameaçava os interesses das elites nacionais; de outro, transformou D. Pedro I no eixo da ordem política que nascia sem as amarras do dirigismo das cortes portuguesas.

A partir do episódio do 07 de setembro de 1822, porém, era fundamental consolidar a independência e definir o perfil da ordem política do novo país. Essa tarefa durou mais de duas décadas, durante as quais se verificaram divergências entre grupos sociais que lutavam para manter a unidade territorial e a supremacia do poder central, localizado no Rio de Janeiro, bem como várias disputas pelo controle dos aparelhos de Estado.

O império brasileiro vai se caracterizar:

“A ascensão do poder monárquico e as implicações do novo regime no cenário político nacional. A seção conta com as contradições dos grupos políticos surgidos na época, destacando o incessante conflito em torno do problema da centralização das instituições políticas do país. Por fim, faz um panorama sobre a economia cafeeira do século XIX e as questões em torno da modernização da economia nacional e a abolição da escravidão” (Rainer Sousa).

Fonte:

VICENTINO, Cláudio. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1997

Acesso em 28/07/2010: http://www.brasilescola.com/

Assistam ao Vídeo:

Um comentário:

  1. parabéns por seus conhecimentos e por suas generosidades de nos compartilhar seus conhecimentos históricos da real história do nosso brasil ! o sr historiador bóris fausto daria um excelente reporte ! é de reporte e professores bem informados que nós estamos precisando, por isso eu assim como o sr eu estou reescrevendo a história do brasil e a política brasileira e mundial para as pessoas, saberem a real história do brasil e do mundo !

    ResponderExcluir