terça-feira, 9 de março de 2010

O CONSUMISMO

A explicação da compulsão pelo consumo talvez possa se amparar em bases históricas. O mundo nunca mais foi o mesmo após a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. A industrialização agilizou o processo de fabricação, o que não era possível durante o período artesanal. A indústria trouxe o desenvolvimento, num modelo de economia liberal, que hoje leva ao consumismo alienado de produtos industrializados. Além disso, trouxe também várias consequências negativas por não se ter preocupado com o MEIO AMBIENTE.
A Revolução Industrial do século XVIII transformou de forma sistemática a capacidade humana de modificar a natureza, o aumento vertiginoso da produção e por consequência da produtividade barateou os produtos e os processos de produção, com isso milhares de pessoas puderam comprar produtos antes restritos às classes mais ricas.

A sociedade capitalista da atualidade é marcada por uma necessidade intensa de consumo, seja por meio dos mercados internos, seja por meio dos mercados externos, já que um aumento do consumo, registra-se uma maior necessidade de produção, que para atender a esta demanda gera cada vez mais empregos, que aumentam a renda disponível na economia e que acaba sendo revertida para o próprio consumo. O excesso de todo este processo leva a uma intensificação da produção e consequente aumento da extração de matérias-primas e do consumo de energia, muitas vezes, de fontes não-renováveis.
A HISTÓRIA DAS COISAS
Como nos transformamos em consumistas viciados e alienado? E como a comunicação e a propaganda nos ofendem e obrigam a mantermo-nos atualizados em tudo? Moda, tendências, eletrônicos, entretenimento, tudo. Afinal, nenhum de nós quer parecer antiquado e ultrapassado.

Ao assistir o vídeo você verá que, nos Estados Unidos, praticamente tudo o que se produz torna-se lixo em no máximo seis meses. Todo tipo de produto. De carros a roupas, em seis meses precisam ser transformados ou descatados na natureza, destruindo mais ainda o nosso planeta.
Mas existe experança e ela passa pela mudança da produção linear para a produção em ciclos renováveis. Assista o vídeo:


Parte 01:

Parte 02:

Nenhum comentário:

Postar um comentário