sábado, 15 de janeiro de 2011

OS AFRICANOS

(Bambara - SENEGAL)

Por mais óbvia que pareça, deve ser levantada a seguinte indagação: o que entendemos por africanos? A resposta é imediata: Os habitantes da África. O problema, entretanto, permanece, pois não esclarece o que entendemos por habitantes da África. É necessário qualificar um pouco essa resposta para que não caiamos nas simplificações tentadoras. Devemos insistir que estamos falando de seres humanos vivendo em sociedade. Assim, são iguais a todos os demais homens e mulheres deste planeta. Por outro lado, como vivem em sociedade, criam padrões comportamentais, linguísticos, culturais, alimentares, religiosos, de honra, de virilidade, de tabus etc. E são estes padrões que nos interessam entender, pelo menos no que diz respeito à lógica que permitiu sua transformação através do tempo. Decorre disso um problema. “Africano” nos sugere, a princípio, uma ideia de unidade e um padrão próprio dos habitantes do território identificado como África; mas o que nos interessa é a diversidade que se esconde por trás dessa aparente mesmice. Se podemos tratar a todos sob um mesmo rótulo – africanos, certamente a diversidade dos modos de vida e cultura não pode, nem deve, ser desconsiderada. A denominação não pode ofuscar diferenças substantivas.

“Negros” não correspondem a uma descrição exata dos nativos do continente, por dois motivos. Primeiro, porque tal título joga luz em aspectos físicos, ou melhor, na aparência, o que mantém o foco no quadro da natureza e não da sociedade. E, em segundo lugar, porque nem todos são negros. Há que se considerar as diferenças existentes entre os povos do norte (berberes e mouros) e os do sul, abaixo do deserto do Saara. Acrescente-se a isso o fato de que após séculos de dominação colonial, as presenças de outros fenótipos também se fazem presentes em decorrência da miscigenação. Assim, encontramos africanos – na medida em que nasceram no continente e se sentem parte do mesmo – negros, mestiços e até brancos. A cor da pele não nos parece um critério válido para definir a identidade dos indivíduos, nem sua inserção social e cultural.


Por mais que seja justificada a apreensão dos povos sob o mesmo nome de “africanos”, não podemos nunca esquecer de que esses povos instituíram diferentes padrões sociais, viveram e vivem histórias diferentes, por mais que tenha havido trocas entre eles. E mesmo fisicamente estes povos não são idênticos. A ideia de uma unidade dos povos que habitavam o continente é tardia quando no século XIX inaugura-se um discurso pan-africano que via os africanos “como sendo um único povo (...) como uma unidade política natural” (APPIAH, 1997). Para os habitantes do continente não havia os “africanos”: as identidades existentes tinham como referência os grupos imediatos e locais. Só após os contatos com os povos dos outros continentes, especialmente os europeus, é que foi sendo construída a ideia de “africanos”.



Mapa da África

No primeiro momento, esta “identidade” foi estabelecida pelo europeu a partir de um duplo desconhecimento. De um lado, ignoraram as diferenças entre os povos que encontraram, tantando-os como únicos, pois possuíam a mesma aparência de negros. Como disse Darcy Ribeiro em sua obra O POVO BRASILEIRO, sobre a diversidade linguísticas dos povos africanos:

A África era, então, como ainda hoje o é, em larga medida, uma imensa Babel de línguas. Embora mais homegêneos no plano cultural, os africanos variavam também largamente nessa esfera. Tudo isso fazia com que a uniformidade racial não correspondesse a uma unidade linguístico-cultural, que ensejasse uma unificação (...). (RIBEIRO, 2006)

Mesmo quando sabiam que tratavam com povos diferentes, como no caso do tráfico de escravos, insistiam em tratar todos sob o rótulo comum de “negros” ou africanos. Duas denominações que tinham a propriedade de reduzir os seres humanos concretos a categorias indicadoras da origem ou da aparência. A Segunda ignorância que orientou essa simplificação foi a de negar a humanidade daqueles povos. Ao não se reconhecer nos povos africanos, o europeu, que se supunha ser a essência da humanidade e da civilização, negou a humanidade daqueles bípedes de pele negra. Entendia que os negros eram mais um elemento da natureza africana, semelhante aos bichos e rios.

Assistam ao vídeo aula. A África antes do século XV

Nesta teleaula você constará que nem sempre as imagens que chegam até nós falando da África refletem a complexidade e a riqueza da sua História. Aprenderá que este continente é considerado o berço da humanidade, pois, ali, os primeiros humanos começaram a migrar e povoar a Terra. Além disso, verá que a África produziu povos e civilizações de grande importância cultural e econômica que marcaram a Antiguidade, como o Egito, o reino de Kush e a cidade de Cartago.

Vídeo:


Vídeo 02:

Referência Bibliográfica


APPIAH, K. Na casa do meu pai. Rio de Janeiro: Contrapondo, 1997, p. 22
ARNAUT, Luiz. LOPES, Ana Maria. História da África: uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida, 2005.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Internet:

Acesso em 15/01/2010 <http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica>

3 comentários:

  1. Simplesmente fantástico!

    ...

    História se conta mesmo assim !


    beijo

    ResponderExcluir
  2. Então aqui no rio deveria nanscer preto de tanto calor que faz aqui

    ResponderExcluir
  3. Então aqui no rio deveria nanscer preto de tanto calor que faz aqui

    ResponderExcluir